Roteiro

14/3 – Apresentação

21/3 e 28/3 – Aula 1: “Entrada de Macunaíma

4/4 e 11/4 – Aula 2: “Lições de história colonial

18/4 e 25/4 – Aula 3: “Encruzilhada

2/5 – Aula 4: “Tapanhumas”

  • Leitura: “A irrupção das formas selvagens” (Eduardo Sterzi); Os Tapayuna na história (Daniela Batista de Lima)
  • Capítulos da rapsódia enfocados: Cap. X, “Pauí-Pódole”; Cap. XVII, “Ursa Maior”; Epílogo; Cap. XVI, “Uraricoera”
  • Mitos-fontes principais: “Pú’yito. Como os animais e os homens receberam o ânus” e “Mauaí-pódole, E’moron-pódole, Pauí-pódole”(Do Roraima ao Orinoco, vol. 2)
  • Sugestões complementares: “O Aleijadinho” (Mário de Andrade) em O Aleijadinho e Álvares de Azevedo (Rio de Janeiro: R.A., 1935)

9/5 – Aula 5: “O que é uma muiraquitã?”

 

RETOMADA PÓS-GREVE

27/6 – Aula 5: “O que é uma muiraquitã?” (continuação)

4/7: NÃO HAVERÁ AULA

11/7 – Aula 6: “‘As canções emigram’ (ou o Brasil é longe daqui): sobre a ‘imundície de contrastes que somos'”

18/7: NÃO HAVERÁ AULA

25/7 – Aula 6 [CONTINUAÇÃO]: “‘As canções emigram’ (ou o Brasil é longe daqui): sobre a ‘imundície de contrastes que somos'”

1/8-Aula 7 + começo da Aula 8 :

Aula 7: “As Icamiabas e o gender trouble macunaímico”

  • Leitura: Cap. II, “As Amazonas ou Icamiabas” de Exploração no rio Yamundá, de Barbosa Rodrigues (vale ler, para efeito de contextualização, as 7 páginas anteriores ao segundo capítulo); “Teogonia dos índios”, trecho de O selvagem (pp. 452-4 desse PDF); “Macunaíma, un mito del futuro“, de Gonzalo Aguilar (prefácio da trad. ao espanhol por Julieta Benedetto da rapsódia [Buenos Aires: Mansalva, 2022])
  • Capítulos da rapsódia enfocados: Cap. III, “Ci, Mãe do Mato”; Cap VI: “A francesa e o gigante”; cena da Uiara do Cap. XVII, “Ursa Maior”; Cap. “As três normalistas” (da primeira edição; suprimido da segunda)
  • Mitos-fontes principais: os mitos presentes em “Lendas, crenças e superstições”, de Barbosa Rodrigues (p. 21-47 do PDF aqui linkado); mito da Uiara presente no cap. XIII “Mythologia dos indios do Amazonas” de Contribuições para a ethnologia do Valle do Amazonas (Charles Frederick Hartt); “As Amazonas” (Do Roraima ao Orinoco, vol. 2)
  • Sugestões complementares: A Amazônia misteriosa (Gastão Cruls)

Aula 8: “‘Iara explicável’: crítica xamânica da objetivação, práxis macunaímica da desalienação”

8/8 -Final da Aula 8 + Aula 9:

Aula 9: “‘Timbó já foi gente um dia que nem nós…’: a cena da/dá origem”

15/8 – Aula 10: “‘Língua de candomblé’: a rede e o papagaio”